Se depois de ver estas fotografias se sentir preocupado com a protecção destas aves… missão cumprida!

Texto: Jonathan Baillie 
Fotografias: Tim Flach 

Repare no caso da cegonha-bico-de-sapato cuja fotografia abre a reportagem. É uma espécie singular e vulnerável – exactamente o tipo de animal merecedor de protecção no âmbito do programa de espécies com Características Evolutivas Diferenciadoras Ameaçadas Globalmente (Evolutionarily Distinct and Globally Endangered), mais conhecido como EDGE of Existence. Contudo, quando me juntei à iniciativa EDGE em 2007, o desafio passava por conseguir persuadir aqueles que nunca tinham ouvido falar nesses animais a empenharem-se na sua protecção.

O ideal teria sido dirigir-me a uma agência de marketing especializada em natureza e perguntar o que teríamos de fazer para ajudar seres humanos a criarem laços afectivos com estas estranhas criaturas. Mas essa agência não existe e só agora começámos a desenvolver a arte e a ciência necessárias para estabelecer esta ligação essencial. 

Tim Flach fotografou as aves para esta reportagem. Todas as imagens estão publicadas no seu livro “Endangered”. Tim tem uma capacidade especial para captar a essência de um animal e sente afinidade por criaturas invulgares e obscuras. Considerámos que o livro seria uma excelente oportunidade para perceber quais as imagens de espécies que provocam uma reacção afectiva nos seres humanos.

Haveria maior empatia com as espécies de maior porte? Mais coloridas? Ou com características semelhantes às dos bebés humanos, como olhos grandes? Seria mais convincente se a espécie fosse representada num retrato em cativeiro ou no seu habitat? 

As imagens de Tim Flach ajudaram a iniciar o debate. Agora, a National Geographic, através do programa de bolsas Making the Case for Nature, está a convidar especialistas para nos darem ideias sobre como estabelecer ligações mais profundas entre os seres humanos e o mundo natural. É uma questão fundamental. O nosso futuro depende dela.  

Os actos humanos estão a provocar o declínio das espécies de aves ameaçadas

A maior parte dos factores que ameaçam as populações de aves são, pelo menos parcialmente, de origem humana. A expansão da agricultura e da aquicultura representam os maiores riscos.
No futuro, os principais riscos para várias aves poderão resultar das alterações climáticas.

aves

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar