Papagaios-do-mar só aterram para se reproduzir

Os papagaios-do-mar desaparecem durante meses a fio. Quando regressam a terra, porém, estas destemidas aves aquecem a alma de muitos ornitólogos amadores.

Texto Tom O’Neill   Fotografias Danny Green

 

Preparando-se para pousar, este papagaio-do-mar traz uma refeição para a sua cria nas ilhas de Treshnish. Os progenitores fazem oito a dez viagens diárias em busca de alimento. Cada ave pode transportar 20 ou mais peixes no bico. 

 Lá vêm eles, batendo as asas numa pulsação desenfreada. Os corpos formam manchas pretas e brancas, com pinceladas cor de laranja dos seus bicos exageradamente grandes, como que saídos de um desenho animado. Vazias e escuras durante meses, as falésias são perturbadas por grande alvoroço no início de Abril com a chegada do bizarro e adorável papagaio-do-mar.

Entre Abril e Agosto, os papagaios-do-mar tomam posse das falésias envoltas em nevoeiro da Reserva de Hermaness. Muitos regressam para o mesmo parceiro e o mesmo ninho. O seu paradeiro no Inverno continua a ser um mistério.

É a mais pequena das quatro espécies de papagaios-do-mar e chega em massa para se reproduzir nas ilhas e costas da Grã-Bretanha. Ninguém sabe como e onde a Fratercula arctica (“fradinho do Árctico” numa tradução literal, assim denominado devido ao carapuço negro, de aspecto monástico) passa o resto do ano. Os animais andam algures nos vastos mares do Norte, solitários, raramente avistados, enquanto voam, comem e flutuam. 
A reprodução é o único pretexto destas aves marinhas para ir a terra. Tornam-se intensamente sociais, cortejando, acasalando, lutando. O tamanho dos bandos varia entre algumas centenas de casais, no Maine (EUA), a dezenas de milhares na Islândia. As Ilhas Britânicas, onde o fotógrafo Danny Green trabalhou, atraem cerca de 10% de um total estimado de vinte milhões de papagaios-do-mar. Embora ninguém conheça o número exacto da população, estima-se que a Islândia albergue quase metade.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar