bombeiros Alaska

Todos os verões, equipas de elite conhecidas como bombeiros pára-quedistas são largadas de pára-quedas nas regiões isoladas do Alasca numa perigosa saga de combate aos fogos florestais.

Em grutas no algarve e noutros pontos de Portugal, uma equipa de bioespeleólogos tem acumulado descobertas de novas espécies e géneros de organismos.

Camaleões

Os camaleões comunicam através de mudanças de cor, caçam com línguas velozes e vivem em alguns dos habitats mais ameaçados da Terra.

A Serra da Estrela povoou o imaginário de gerações de portugueses e conquistou agora o reconhecimento internacional, com o estatuto de geoparque atribuído pela UNESCO.

Nas florestas amazónicas do Brasil e do Peru, mineiros, rancheiros e madeireiros ilegais estão a invadir as terras ancestrais dos últimos povos isolados da Amazónia.

Já lhes chamaram diabos e atribuíram-lhes monstruosidades. Hoje, as mantas preenchem os sonhos de todos os mergulhadores. E, nos Açores, desvendam segredos da sua ecologia.

sargaço

 Plantas à deriva conhecidas como sargaços sustentam um surpreendente conjunto de vida marinha.

Uma expedição da Fundação Oceano Azul, da National Geographic Society e da Fundação Waitt mergulhou nas águas dos Açores em busca de informação sobre biodiversidade e indicadores do sucesso das medidas de conservação. O balanço é agridoce.

Não se assume como fotojornalista, nem tem pretensões a sê-lo. Contudo, a sua dedicação, ao longo dos últimos cinco anos, à captura fotográfica da actividade nocturna de grande parte dos mamíferos da nossa fauna, é pioneira e revela os seus hábitos... enquanto dormimos.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar