A arte da energia solar

 Texto e fotografias Jamey Stillings

Este projecto reuniu uma série de fotografias aéreas captadas sobre a Central de Energia Solar de Crescent Dunes, no estado do Nevada (EUA), e é a minha tentativa para documentar os esforços humanos para criar um futuro mais sustentável.

Sempre me interessei pela intersecção entre a natureza e a actividade humana. Quando utilizamos o solo e os seus recursos, geramos uma tensão subtil. Dependemos dos nossos telefones, automóveis e computadores, mas fazemo-lo em prejuízo dos recursos finitos do planeta.

Ao captar fotografias a partir de um helicóptero, pretendo mostrar o aspecto de uma fonte de energia alternativa, tanto pelo deleite visual das suas formas e sombras como pela maneira como ela se insere na paisagem. Até uma ideia progressista, como a energia solar, implica o uso do solo.

A avaliação de projectos de energias renováveis consiste em analisar as questões práticas e as aspirações de quem somos – a forma como empregamos o nosso conhecimento, engenho e capacidades de descobrir soluções para o futuro. Esta série é uma exploração visual dessa busca.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar