O rei dos canídeos

Texto Rachel Hartigan Shea   Fotografia Seth Casteel   Gráfico Matthew Twombly

Nos últimos 24 anos, o Clube Americano de Canicultura, um dos maiores clubes de registo de genealogias de cães de raça pura dos Estados Unidos, declarou esta raça como a mais popular do país, baseando-se no número de cães registados na organização. O exemplo do setter inglês, a raça mais popular na década de 1880 e que é agora a 87.ª entre 187, comprova a inconstância da fama.

O que determina a fama de um cachorro? A saúde, a esperança de vida e o comportamento não são tão determinantes como um papel de “actor” num filme popular, explica Stefano Ghirlanda, professor de psicologia no Brooklyn College e autor de trabalhos de investigação sobre a popularidade das raças de cães. Uma raça integrada num filme de sucesso pode ser popular durante uma década. O maior impulso deu-se com a raça collie depois do lançamento do filme “Lassie, O Regresso”, em 1943, e das suas sequelas.

Mesmo assim, a popularidade não explica tudo. O filme "101 Dálmatas" fez disparar o interesse pelos cachorros malhados, mas os animais mostraram ser demasiado activos para muitas famílias, acrescenta Gina DiNardo: "Ganharam má reputação e a sua popularidade decresceu." Os buldogues serão os próximos líderes da matilha, prevê esta especialista. 

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar