Texto: Christine Dell’Amore 

Fotografias: Joel Sartore

Pandas e Tigres podem ser as figuras principais nos cartazes de conservação, mas milhares de animais mais ameaçados desaparecem longe das luzes da ribalta.

A maioria destes animais pode não ter charme, mas é vital para cada ecossistema. Das trinta mil espécies em risco de extinção, 28% são répteis, incluindo seis das sete espécies de tartarugas marinhas. As aves estão em declínio devido às alterações climáticas, à perda de habitat, à predação e aos pesticidas. A inversão desta tendência no próximo meio século implica que a atenção se foque muito mais nestas raridades subestimadas. 

EM VIAS DE EXTINÇÃO

tartaruga

Tartaruga-de-pente

Vive em águas tropicais e subtropicais do planeta. A tartaruga-de-pente é caçada pelos seus ovos, carne e bonitas carapaças, transformadas em peças decorativas. É provável que existam menos de 25 mil fêmeas reprodutoras. A tartaruga retratada em cima foi fotografada no Zoológico e Hospital Veterinário de Vida Selvagem da Austrália.

VULNERÁVEL

coala

Coala

A caça nos séculos XIX e XX teve forte impacte nas populações de coalas. Actualmente, estes marsupiais felpudos enfrentam novos perigos: alterações climáticas, estradas que fragmentam habitats e clamídia, uma doença sexualmente transmissível, que devastou alguns grupos com uma taxa de infecção de 100%.

Os incêndios florestais tornaram-se uma ameaça adicional. Os coalas raramente descem dos eucaliptos cujas folhas compõem a maior parte da sua dieta. Muitos não escaparam aos incêndios recentes no Leste da Austrália. Estes jovens coalas abraçados foram fotografados no Zoológico da Austrália, em Queensland.

AMEAÇADO

grou

Grou-coroado-oriental

A população deste grou africano decaiu de mais de cem mil indivíduos para cerca de trinta mil nos últimos 35 anos. Com uma altura média de cerca de um metro, esta ave elegante foi alvo e caça furtiva e da destruição do habitat nas zonas húmidas onde se reproduz e caça. O grou retratado é um animal em cativeiro do Parc des Oiseaux, em França.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar