NATIONAL GEOGRAPHIC // ECOLABEL

ecolabel

Nada supera a sensação de antecipação no início das férias... imaginar uma praia: o calor do sol na pele, o quente da areia entre os dedos dos pós. Sentir-se a flutuar na água fresca do mar e secar-se na brisa suave. Puro êxtase.

... Ou cercado por montanhas cobertas de neve. O vento nos cabelos numa descida de esqui. Chalés aconchegantes e comida saudável. No verão, trilhos de tirar o fôlego na natureza intocada.

Tempos felizes. Mas cada vez mais pessoas querem ter certeza de que o seu prazer não acarreta um alto custo para o ambiente. Essa é a verdadeira paz de espírito. Esse é o relaxamento total.

O rótulo ecológico da UE para alojamentos turísticos permite-Ihe relaxar com total confiança. Garante que o local onde está hospedado respeita mais de 20 critérios para reduzir o impacto ambiental.

Isso inclui medidas para limitar as alterações climáticas. Os alojamentos que tenham conseguido o rótulo ecológico da UE informam os hóspedes sobre opções sustentáveis para chegarem até lá e para se deslocarem nas proximidades. De bicicleta, de carros elétrico ou nos autocarros locais, poderá desfrutar da viagem sem se preocupar com o impacto sobre o ambiente.

Optar por alojamentos com eficiência energética é mais uma boa maneira de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Os alojamentos com o rótulo ecológico da UE economizam ató 50% de energia recorrendo a lâmpadas e aparelhos mais eficientes. Os sistemas de aquecimento e refrigeração promovem uma utilização circular dos recursos, tornando-os também mais eficientes em termos energéticos.

A abordagem circular estende-se também à economia da água. É um recurso precioso em resorts turisticos e em destinos insulares. Esses alojamentos com visão de futuro introduziram pequenas mudanças que fazem uma grande diferença, como instalar torneiras, sanitários e chuveiros mais eficientes, reciclar a água da chuva e reutilizar as toalhas. Portanto, a única água em que tem de pensar é a do mar, ou a do gelo na sua bebida.

Não há razão para esquecer os bons hábitos de casa quando estiver de fórias, como lembrar-se de reduzir o desperdicio. Os turistas produzem 4,8 milhões de toneladas de resíduos por ano. O que é óptimo nos alojamentos com rótulo ecológico da UE é que a prevenção de resíduos é completa. Não há embalagens descartáveis, talheres de uso único, artigos de casa-de-banho em mono-doses ou lençóis usados uma só vez. Há também menos desperdício de alimentos.

Estes lugares facilitam a separação do lixo, para que os plásticos sejam reciclados, não estragando montanhas ou praias ou prejudicando a vida marinha.

Relaxe, você merece uma pausa. E não é bom deixar o planeta Terra relaxar também?

Saiba mais sobre o rótulo ecológico europeu.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar