NATIONAL GEOGRAPHIC // TIMBERLAND

timberland

Num mundo em transformação, todos os esforços contam para minimizar os estragos. A Timberland lançou uma campanha ecológica para encontrar os heróis da natureza. A face mais visível em Portugal é a casa edificada numa árvore do Jardim da Estrela, em Lisboa.

Desde o fim da década de 90 que a Timberland procura conciliar a conservação e a consciencialização ambiental em linhas de produtos caracterizadas pela utilização de materiais reciclados e ecológicos. Um exemplo emblemático é a linha de calçado com a tecnologia Green Rubber, cuja sola é concebida com borracha reciclável extraída de pneus descartados. Manter o planeta azul mais verde é a missão.

A marca reorganizou também o seu processo de produção, reduzindo o consumo energético nas fábricas e lojas e procurando atingir uma pegada de carbono neutra. Em Portugal, a face mais visível deste compromisso reside no Jardim da Estrela, onde foi edificada uma casa numa árvore apenas com materiais reciclados. A casa da árvore foi cedida, entretanto, à Câmara Municipal de Lisboa para promoção de actividades pedagógicas e visitas escolares. Pode descobrir mais nas lojas Timberland.

A Timberland aposta entretanto em suscitar a curiosidade para que a generalidade dos potenciais consumidores interiorize o lema #NatureNeedsHeroes sempre que visitarem as lojas da marca. Foram designados heróis da natureza, figuras anónimas que, com pequenos gestos, ajudam a tornar as cidades mais verdes. Por cada euro que os consumidores contribuam, será plantada uma árvore e os primeiros resultados são animadores: já há 50 mil árvores plantadas ao abrigo desta campanha.

Conheça algumas destas figuras.

Kevin Espiritu, jardineiro urbano

Mesmo vivendo em San Diego, onde o Sol consegue ser inclemente, nada trava Kevin Espiritu na sua missão que, a priori, não se adivinha fácil de concretizar: Kevin quer ensinar as pessoas que o rodeiam a produzir a sua própria comida. Para ele, o projecto implica partilhar tudo o que conhece acerca do crescimento das plantas. Por isso, fundou a empresa Epic Gardening, uma plataforma que fornece informação sobre cada planta e o seu processo evolutivo.

Diariamente, Kevin dá mostras do seu respeito pela natureza, recolhendo insectos, rochas e participando em acampamentos científicos. “Apesar de vivermos em cidades, continuamos a fazer parte da natureza”, explica. “Estando conscientes disso, podemos efectuar pequenas escolhas que podem fazer a diferença ao longo dos tempos, o que inclui comprar comida plantada nas quintas locais e fugir ao ciclo das embalagens de plástico.”

Outros heróis da natureza

Tal como Kevin, muitos outros indivíduos preocupam-se com as questões ambientais e essas ideias servem de inspiração para a missão que a Timberland abraçou de contribuir para um modelo produtivo mais ecológico e sustentável. São os casos de Kathleen Elie, de Raleigh, criadora do blogue in-Chic of Conscious & Chic. Desde cedo, esta influenciadora interessou-se pelo fascinante mundo da moda, mas incutiu na sua estratégia o respeito pela natureza, defendendo que o design e a criação de vestuário podem assegurar estilos de vida que conjuguem glamour com produtos naturais.

Summer Rayne Oakes vive em Nova Iorque e é uma comunicadora ambientalista que acredita que todos temos capacidade para viver nas comunidades onde queremos realmente viver. Kathleen criou um canal no Youtube – “Plant One on Me” – que tem suscitado grande interesse na comunidade nova-iorquina e no mundo em geral, inspirando as pessoas a encontrarem pequenas modificações comportamentais que podem fazer a diferença.

Também há naturalmente “Heróis da Natureza” fora dos Estados Unidos. Em Amesterdão, Marjan van Aubel é uma designer enérgica que criou um sistema para aproveitar ao máximo a energia solar, sobretudo no que diz respeito às lâmpadas e outras inovações que abrem novos horizontes em termos de sustentabilidade, design e tecnologia.

Afinemos o diapasão para Lisboa, onde Inna Modja, música e activista, é um exemplo para muitos. Desde jovem que Inna se apercebeu dos efeitos das alterações climáticas no seu país natal, o Mali, de tal forma que pensou em ter uma voz activa que abalasse as consciências. Por isso, criou o Projecto The Great Green Wall, uma iniciativa com o intuito de plantar milhares de árvores no continente africano numa tentativa de travar as alterações climáticas. Para dar voz à defesa da natureza, Inna tornou-se cantora, compositora e uma contadora de histórias sempre com um tema comum – a natureza.

Os agricultores citadinos Brad McNamara e Jon Friedman, de Boston; a fotojornalista e activista londrina Alice Aedy, o parisiense Timothée Boitouzet, inventor da sustentabilidade da madeira translúcida, entre muitos mais, são exemplos vivos da defesa da natureza.

Certo é que um pouco por todos os quadrantes do globo, a Timberland tem aproveitado e dado oportunidade a que diversos “Heróis da Natureza” possam contribuir para tornar os produtos da marca mais amigos do ambiente, ajudando a salvaguardar o planeta em que vivemos.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar