serra da estrela

No último fim-de-semana de Junho, entre os dias 28 e 30, Gouveia volta a acolher o ObservaEstrela, um Festival de Natureza e Paisagem organizado pelo Geopark Estrela com apoio da edição portuguesa da National Geographic. Durante três dias, a cidade serrana junta todos os apaixonados pela montanha em actividades para todos os gostos e onde a música não poderia faltar.

No sábado e no domingo de manhã, a organização encoraja os mais madrugadores a participarem nas saídas de campo – no dia 29, num passeio cultural e fotográfico pela cidade, escoltados pelo conhecimento de Joel Correia e Filipe Patrocínio; no dia 30, em duas saídas simultâneas – uma dedicada à geodiversidade, com consultoria do geoparque, e outra sobre avifauna, nas imediações de Gouveia, sob orientação do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). À tarde, no Parque da Ribeira, a organização programou um conjunto de palestras, onde serão documentadas boas práticas de turismo e conservação e serão revelados os resultados de vários projectos de conservação da natureza e sustentabilidade. Os oradores partilharão com os participantes as experiências do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta, do CERVAS, do Geopark Estrela, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, da Associação Bioliving, do grupo Aprender em Festa, da associação Rewilding Portugal e da Bioria de Estarreja. Entre os oradores, inclui-se João Cosme, fotógrafo da National Geographic. Ao final da tarde de sábado, a organização desvendará também os vencedores do V Concurso Fotográfico do Geopark Estrela.

A participação nas actividades do festival é gratuita e só as saídas de campo requerem inscrição, pois estão sujeitas a um limite máximo de participantes.

Joana Espadinha (na sexta-feira à noite), o rancho folclórico de Gouveia (no sábado) e o orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia protagonizam as actuações musicais.

ProgramaObservaEstrela2019

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar