fragata

Muitos pretendentes na natureza enchem o peito na esperança de impressionar as fêmeas, mas nenhum vence as fragatas em matéria de cor, perímetro e pura musicalidade.

Durante uma exibição de corte, cada macho procura superar o outro com uma área específica do corpo: uma bolsa vermelha pendurada na garganta. Quando enche este saco gular, ele assume uma forma de coração quase com o mesmo tamanho da própria ave. De seguida, a fragata faz estalar o bico, que ressoa no saco com um som que deverá corresponder a uma adorável vibração… amorosa. “Ouve-se muito antes de os conseguirmos ver”, diz Jen Jones, do Conservation Trust das Galápagos, que assistiu a estas exibições nas ilhas.

As fêmeas pousam e  analisam as opções disponíveis. Os machos podem aumentar ainda mais a intensidade da vocalização com “passos de dança, movimentos de cabeça ou oscilações ocasionais” diz Jen. Um estudo (à direita) concluiu que é o som que atrai mais parceiras, mas todo o espectáculo é “absolutamente incrível”, assegura a investigadora. “É um banquete para os sentidos.”

Habitat/Território

A fragata (Fregata magnificens) vive essencialmente nas costas pacífica e atlântica da América e respectivas ilhas, da Califórnia e Geórgia ao Equador e ao Uruguai.

Estado de conservação

A UICN classifica esta ave como abundante, mas algumas populações estão ameaçadas por espécies invasoras e pela fragmentação de habitat.

Outros dados

• As fragatas mantêm-se no ar durante meses, fazendo uso das correntes térmicas. Descem à superfície do oceano em busca de alimento ou roubam-no a outros animais, diz Jones. “Basicamente, são piratas.”

• Os ecologistas que estudaram os movimentos de corte de machos no México dizem que os efeitos sonoros “prenunciam significativamente o acasalamento” Os machos que emitem sons em frequências mais baixas e em cadências mais rápidas e mais constantes atraem mais fêmeas, que talvez os considerem mais experientes ou vigorosos, defende o estudo. 

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar