Podemos gastar horas a ver vídeos engraçados de animais. Alguns de nós até se sentem mais próximos dos animais de estimação do que da família.

Texto: Amanda B. Fiegl

Têm-nos na palma da mão. Anualmente, gastamos milhares de euros para manter os nossos cães e gatos bem alimentados, entretidos e confortáveis. O que nos liga tão fortemente a estas criaturas de quatro patas, peludas e tão diferentes de nós? 

Parte da resposta é a biologia: acariciar os animais de estimação liberta oxitocina, a mesma hormona que liga mães e bebés, no acariciador e no acariciado. Estudos já revelaram que gastar tempo com animais geralmente torna-nos mais felizes e saudáveis, e pode até prolongar o nosso tempo de vida.

Outra parte da resposta é a história partilhada: estamos mais próximos de gatos e cães do que da maioria das outras espécies há milhares de anos e convidámo-los a entrar nas nossas casas como guardiões e companheiros de confiança. 

E, claro, parte da resposta é simplesmente o facto de serem queridos e cómicos, como o ilustram estas fotografias enviadas para a rubrica “A Sua Foto” da National Geographic.

 

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar