Inquérito sobre o Pai Natal

O maior congresso de pais natais do mundo decorreu em Julho de 2016 na cidade de Bransom, no Missouri (EUA). 

Fotografia Dina Litovsky

Nesta feira que durou cinco dias, os actores que representam a personagem mítica participaram em workshops de maquilhagem e marketing, cuidados capilares com a barba e… lições de ética e deontologia. Mais de 550 participantes responderam a um questionário sobre o seu trabalho. Apresentamos aqui alguns resultados.

Idade média: 63,5 anos. O mais novo tinha 29 anos e o mais velho 94 anos. Peso médio: 114 quilogramas. O mais leve pesava 60 kg e o mais volumoso 200kg. Essa barriguinha é verdadeira? 78% confirmaram-no. A sua barba é verdadeira? 93% disseram sim. Quem já lhe puxou a barba para perceber se é verdadeira? 67% disseram que, na grande maioria, eram crianças; 25% disseram que foram essencialmente adultos. Pinta a barba ou o cabelo? 49% afirmaram ter barba e cabelo naturalmente brancos; 40% pinta ou aclara. 

Já aconteceu alguma criança urinar enquanto estava sentada ao seu colo? 31% reconheceram que sim. Tem um agente para o ajudar a obter contratos como pai natal? 24% têm. Domina as novas tecnologias? 50% têm página de Facebook como Pai Natal; 44% têm um site de negócios de pai natal; 24% responderam que “já me sinto feliz quando consigo usar o e-mail”. Frequentou a escola de pais natais? 23% negaram-no; os restantes responderam que frequentaram pelo menos uma. Canção de Natal favorita: “Santa Claus Is Coming to Town”, 21%; “Silent Night”, 18%; “Rudolph the Red-Nosed Reindeer”, 14%. Canção de Natal menos preferida: “The Twelve Days of Christmas” e “Grandma Got Run Over by a Reindeer” acabaram literalmente empatadas, cada uma com menos de 1%.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar