Será este o famoso Billy the Kid?

Texto  Jeremy Berlin   Fotografia cortesia de Randy Guijarro

Até agora, pensava-se que existia apenas uma fotografia autenticada dele, mas isso poderá ter mudado.

Em 2010, Randy Guijarro comprou este ferrótipo com 10x12 centímetros numa loja de recordações da Califórnia por 1,7 euros. Quando ampliou a imagem, datada de 1878, apercebeu-se de uma figura que lhe pareceu familiar entre o grupo de praticantes de croquet que posavam.

Alguns coleccionadores de fotografias do Velho Oeste já argumentaram que não se trata de Billy, que nascera com o nome de baptismo William H. Bonney, nem do seu gang. Mas outro especialista em imagens antigas, John McWilliams, considerou que existe "quase 80% de certeza" que se trata do criminoso.

Randy Guijarro pediu a um detective privado para estudar uma zona do condado de Lincoln, no Novo México, que se assemelha à paisagem representada na fotografia. Os produtores de televisão Jeff e Jill Aiello promoveram comparações fotográficas e análises faciais e, num golpe de sorte, encontraram no diário de Sallie Chisum, amiga de Billy, uma passagem que liga todas as pessoas aqui retratadas. Se a fotografia for leiloada, pode vir a merecer um valor que nenhum fora-da-lei desdenharia. Em 2011, a única imagem autenticada de Billy the Kid foi transaccionada por um pouco mais de dois milhões de euros.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar