jordânia

Estendendo-se por 650 quilómetros, a Rota da Jordânia abrange locais históricos como a cidade de Petra (o mosteiro, em cima) e vastas áreas de deserto e vales rochosos. As rotas comerciais por onde em tempos caminharam nabateus e romanos são agora percorridas por viajantes aventureiros.

Texto: Aaron Gulley

O que pode ver

Inaugurada em 2017 e concebida como um percurso norte-sul, a rota começa em Umm Qais e termina na cidade de Al Aqabah, no mar Vermelho. Apesar do clima árido da Jordânia, a paisagem varia entre encostas repletas de oliveiras no Norte e praias no Sul. Pelo meio, encontram-se as formações de arenito de Uadi Rum (cenário muito usado para replicar Marte no cinema), com inscrições da cultura nabateia com mais de dois mil anos.

Explorar mais

No trilho: O ponto mais baixo da Terra, o mar Morto tem um teor de sal tão elevado que inibe a vida macroscópica e permite a flutuação sem esforço à superfície. Os mergulhadores são atraídos pelos recifes coloridos de Al Aqabah.

Fora do trilho: A cidade romana de Jerash possui um hipódromo outrora usado para corridas de quadrigas. Na Reserva de Vida Selvagem de Shaumari, os visitantes podem  observar espécies raras, como a gazela e o órix da Arábia.

Como chegar lá

O ponto de partida do  trilho,  Umm Qais, encontra-se a duas horas de autocarro de Aman, capital da Jordânia. Alguns visitantes viajam por conta própria, mas a Jordan Trail Association promove viagens de fim-de-semana, itinerários de quatro dias e uma expedição anual em grupo. É possível encontrar alojamento em casas de aldeia ou em eco-lodges junto das comunidades beduínas locais.

“Salpicada das ruínas de impérios outrora majestosos, [a Jordânia] é a última marca do ontem no mundo de amanhã. ” - Hussein bin Talal, antigo rei da Jordânia

Em números

40 dias é o tempo médio para percorrer todo o trilho

52 aldeias ao longo do percurso, muitas dispõem de alojamento

2.300 anos, idade aproximada da cidade de Petra

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar