Alexandre

Texto e Fotografia: Hugo Marques 

Fonte: Jorge António, Câmara Municipal de Alter do Chão

Alexandre, o Grande, é uma das personagens históricas que o tempo divinizou. Em 336 a.C., com 20 anos de idade, foi coroado e perseguiu o sonho do seu pai, Filipe II, de expandir o território macedónio.

No ímpeto de conquista, chegou ao subcontinente indiano, onde travou a batalha de Hidaspes (326 a.C.). Em 2007, o arqueólogo Jorge António, da autarquia de Alter do Chão, descobriu um importante mosaico na Casa da Medusa, uma villa romana conhecida pelos arqueólogos desde 1954. Datado do século IV d.C. (Baixo Império Romano), o mosaico está implantado numa casa que pertenceu a um oficial romano que terá provavelmente participado em campanhas militares na Ásia.

É um dos cinco conhecidos no mundo que retrata Alexandre e é o único ainda in situ. Na batalha, as forças de Alexandre derrotaram o rei indiano Poro. Apesar da vitória, Alexandre, agora imperador da Ásia, reconhecendo as qualidades guerreiras de Poro, devolveu-lhe o trono e aumentou o território sob seu controlo. Em breve, a Casa da Medusa exibirá um filme de realidade virtual sobre este importante mosaico. 

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar