Thomas Edison gostava de afirmar que nunca falhara: teve sucesso inúmeras vezes com a invenção que transformou o mundo. No entretanto, Edison testou centenas de outras invenções efectivamente falhadas.

Texto Daniel Stone

TOP 10 DE INOVAÇÕES

1º Imprensa; 2º Lâmpada eléctrica; 3º Avião; 4º Computador pessoal ; 5º Vacinas; 6º  Automóvel; 7º Relógio; 8º Telefone; 9º Refrigeração; 10º Máquina fotográfica.

 

Automóvel. Ilustração: J.H. Bullard.

Este é o espírito que conduz ao progresso, assegura Carla Hayden, a responsável pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A instituição guarda arquivos de muitas das patentes que mudaram o mundo e a National Geographic pediu-lhe para listar o que considerava serem dez dos progressos mais significativos da história.

Imprensa. Ilustração: G.P. Gordon

A hierarquização de inovações é mais uma questão de arte do que de ciência. Pode realmente comparar-se a máquina fotográfica ao avião? Embora o progresso seja gradual, é também exponencial: baseia-se em si.

Lâmpada eléctrica. Ilustração: T.A.Edison.

A imprensa possibilitou a disseminação da alfabetização  e permitiu que os pensadores partilhassem as suas ideias e deste modo inventassem mais. As invenções modernas tendem mais a melhorar do que a transformar: uma aplicação que liga o mundo de forma mais eficaz, aviões que voam mais longe e mais depressa.

Máquina fotográfica. Ilustração: G.Eastman

De vez em quando,  ainda há espaço para progressos significativos como a impressão 3D ou a Internet. “Ainda haverá grandes invenções”, diz Carla, confiando em futuros momentos Eureka.

Avião. Ilustração: O.E. Wright.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar