No cinema, interpretou papéis diversificados. Foi o capitão Barbossa dos “Piratas das Caraíbas” e o terapeuta da fala no “Discurso do Rei”. Geoffrey Rush, de 65 anos, diz que colocar-se na pele de Albert Einstein na série Genius é “aquilo a que os actores chamam um grande papel. Para um actor sexagenário, já não chegam propostas destas todos os dias.”

Fotografia Maarten de Boer/Getty Images

De que forma Einstein diferia de nós?
Na preparação para o papel, encontrei a expressão incisiva do filósofo Arthur Schopenhauer: “O talento atinge um alvo que mais ninguém consegue atingir. 
O génio atinge um alvo que mais ninguém consegue ver.” Isto é a descrição da mente de Einstein: ele derrubou centenas de anos de ortodoxia científica sobre a gravidade, a luz, o espaço e o tempo.  Além disso, demonstrou resistência. Aos 70 anos, continuava a trabalhar na teoria do campo unificado e, no leito de morte, tentava ainda encontrar aquilo a que actualmente chamaríamos a teoria de tudo.

O que temos em comum com ele?
Quando Einstein morreu, o seu cérebro foi dissecado. Descobriu-se que tinha um peso normal: 1,23kg. Penso que esperavam encontrar um amplo córtex central ou algo assim. Ele teria um QI muito elevado: 160, aproximadamente o mesmo que o Stephen Hawking. Mas tinha muitas fraquezas humanas. Tinha ego, dúvidas, tristeza. Sofreu a morte de muitos entes queridos durante a sua vida, enormes problemas conjugais, distanciamento dos filhos. Era vulnerável a todas as contradições que cada ser humano pode corporizar.

Consegue imaginar-se a conversar com Einstein?
Nas fantasias de jantar com personagens históricas, escolheria Einstein, Platão, Shakespeare, Charlie Chaplin e a rainha Isabel I. Espero que ele aceitasse, pois estava obcecado com a necessidade de se isolar para poder pensar. Ele também era gregário e fazia brincadeiras absurdas e piadas como o Groucho Marx. Como também tenho ascendência alemã e gosto de schnitzel, strudel e do chucrute da minha avó, talvez sugerisse essas iguarias. Penso que ele se juntaria com entusiasmo.

Genius, uma série com dez episódios, estreia no dia 27 de Abril, às 23 horas.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar