O protagonista desta fotografia de 1919 – a cereja no topo do bolo na nossa série de reportagens comemorativas do centenário do Serviço Nacional de Parques – é o Old Faithful. 

Fotografia Sumner W. Matteson / National Geographic Creative

Este géiser do Parque Nacional de Yellowstone continua a fascinar-nos tanto hoje como fascinou estas mulheres (no destaque) há quase um século. Embora a sua postura sugira que admiravam um dos lugares mais famosos dos Estados Unidos a uma distância perigosamente aproximada, a verdade é que estavam protegidas do sol – ou talvez de uma abrasadora chuva de água mineral – com as suas elegantes sombrinhas!

Bill Bonner deu-nos um presente ao desenterrar a fotografia certa para criarmos a secção “No Baú” e inúmeros outros projectos. Durante mais de 33 anos, este arquivista, sempre munido das suas icónicas luvas brancas de algodão, cuidou carinhosamente da nossa colecção composta por mais de oito milhões de fotografias e ilustrações. E encerramos assim, da melhor forma, o seu contributo.

Este ano, Bill Bonner reforma-se e, em sua honra, aposentamos também esta secção a partir deste mês. Bill trazia sempre uma lupa na mão para procurar pormenores escondidos a olho nu, conta o editor de fotografia Jessie Wender: “Há poucas pessoas que olhem para o passado com tanto cuidado.” 

Num documentário de 2014 sobre a sua carreira notável, Bill descrevia as fotografias como “sombras da história que conseguimos realmente ver… de pessoas como nós, a fazer o que nós fazemos, vivendo a sua vida”. Bill Bonner vai seguir o exemplo: viver… e nós desejamos-lhe boa sorte.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar