Apanhado!

Em 24 de Abril de 1917, o submarino alemão U-35 afundou quatro navios mercantes na costa sul de Portugal, ao largo de Sagres e Lagos. 

A primeira redactora da National Geographic

A jornalista e pioneira Eliza Scidmore foi a primeira redactora oficial da revista. Foi igualmente fotógrafa e chegou a pertencer à administração.

Um museu na Lua

Com a indústria lunar privada quase a descolar, há um movimento para proteger os locais de alunagem icónicos da primeira era da corrida espacial.

Locais históricos vistos do espaço

A arqueologia nem sempre é um trabalho sujo. Por vezes, implica apenas estudar imagens de satélite, uma a uma, para ver se revelam vestígios de ruínas perdidas ou ameaças a sítios arqueológicos. 

O ouro retirado do túmulo de Tutankhamon

Quando Tutankhamon foi sepultado cerca de 1322 a.C. no Egipto, o seu túmulo repleto de tesouros incluía duas carruagens douradas excepcionalmente ornamentadas. 

Pegadas de dinossauro na praia da Parede

Um paleontólogo especialista em trilhos de dinossauro é muitas vezes forçado a repetir o provérbio grego e a tentar identificar o gigante através do dedo, ou pegada, por este deixado. 

O tesouro de Belinho

Em Janeiro de 2014, a costa portuguesa foi violentamente afectada por tempestades. Uma dessas intempéries teve um efeito secundário inesperado…

Registos da flora do velho Douro

A Bacia Carbonífera do Douro é uma das bacias sedimentares continentais mais ricas em fósseis de plantas. 

Três questões a Al Gore, o optimista improvável

“Uma verdade inconveniente” foi o documentário através do qual o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore chamou a atenção do público para a ameaça das alterações climáticas, em 2006. Em Julho, estreia nos cinemas a sequela. Al Gore, de 69 anos, defende que os riscos são agora maiores, mas as soluções também são mais claras.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.