Em 24 de Abril de 1917, o submarino alemão U-35 afundou quatro navios mercantes na costa sul de Portugal, ao largo de Sagres e Lagos. 

Através de documentos escritos, de marcas toponímicas e da memória oral das populações, o arqueólogo conseguiu identificar os locais onde em tempos se ergueram 37 forcas no distrito, embora apenas três (em Cabeço de Vide, Monte da Pedra e Monforte) permaneçam de pé.

Um circuito para bicicletas em forma de anel com 360 graus, elevado sobre a estrada, é a resposta da cidade holandesa de Eindhoven aos congestionamentos de tráfego.

A China está à beira de uma grande mudança demográfica. Nas próximas duas décadas, o baby boom sem precedentes que se viveu na década de 1960 traduzir-se-á no “maior número de anciões jamais registado na história da China”, explicaYu Xie, sociólogo da Universidade de Princeton. Naturalmente, essa revolução produzirá impactes.

A surpresa não poderia ser maior para Carlos Meirinhos quando, no decurso de uma obra na sua casa na aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi colocada a descoberto uma escultura zoomórfica da Segunda Idade do Ferro ou já dos inícios da ocupação romana, representando um bovídeo. 

Originária da China, desempenhou um papel fundamental na navegação e tornou possíveis os Descobrimentos. Com a bússola, os navegadores sentiam-se mais seguros, pois sabiam que rota seguir.

Meses depois do furacão Maria, Porto Rico ainda recupera do mais longo apagão eléctrico na história dos EUA.

Nos últimos vinte anos, o conhecimento sobre a ocorrência de dinossauros em Portugal aumentou exponencialmente. A identificação de trilhos tem sido uma das ferramentas mais úteis neste processo, a par da descoberta de novos esqueletos fósseis.

Quando a peste varreu Inglaterra na década de 1660, matou cerca de cem mil londrinos. Para sinalizar os pontos atingidos pela doença, eram colocadas “cruzes da peste” nas portas das residências das vítimas juntamente com a frase “Que o Senhor tenha piedade de nós.”

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar