A caminho da colheita em Policzna, na Polónia, uma mulher, o seu neto e uma voluntária envergando uma cabeça de cavalo viajam de carroça durante as actividades de promoção de um festival itinerante. O adereço foi ignorado pelos agricultores, mais preocupados com a safra.

Nas comemorações do 60.º aniversário da coroação da rainha Isabel II, o vestido da princesa Ana concentra todos os olhares no Palácio de Buckingham, na Inglaterra. À data da cerimónia, a princesa tinha quase 3 anos de idade e foi considerada demasiado jovem para participar.

A cabeça de um esquilo espreita através da abertura de uma tampa de esgoto, em Isern-Hagen. A polícia alemã tentou libertá-lo, empurrando suavemente para trás as suas orelhas e colocando azeite no pescoço. Infelizmente, o esquilo não sobreviveu.

Na imagem de satélite, vê-se uma extensão de 1.600 metros da orla costeira do Bangladesh para onde são encaminhados navios de todo o mundo antes do desmantelamento. Doze quilómetros de mangue foram destruídos para aí serem instalados estaleiros, que por vezes não são mais do que uma faixa de praia com tamanho para um único navio. Nesta costa, existem agora 80 estaleiros activos.

Anualmente, a 15 de Julho, no rio Huong, em Hue, no Vietname, jovens mulheres envergam trajes tradicionais e lançam ao rio flores de papel com velas acesas para iluminar as almas dos antepassados. O feriado começou na China medieval, mas hoje é celebrado em toda a Ásia.

Na costa meridional da Califórnia, uma curiosa foca-comum espreita através de uma floresta de algas. As algas constituem um habitat rico para muias espécies. Os caules ondulantes oferecem um buffet de peixe e um refúgio contra predadores.

Dezenas de cogumelos bioluminescentes, com as suas hastes verdes brilhando sob Lua cheia, brotam de um tronco morto. Esta espécie, Mycena lucentipes, cresce na madeira das florestas tropicais do Brasil e Porto Rico. Não se sabe se são comestíveis.

Rochas pré-câmbricas com mil milhões de anos formam as paredes do lago Western Brook, uma massa de águas transparentes no Parque Nacional de Gros Morne, no Canadá.

Com um toque materno, uma fêmea de foca convence a sua cria de pêlo branco a sair do gelo e nadar. Com o progressivo aquecimento das águas e a diminuição da cobertura de gelo, duas semanas de cuidados maternos não garantirão a sobrevivência de um recém-nascido. 

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.