Fotos dos Leitores Janeiro 2018

Seleccionámos este mês quatro imagens afixadas pelos leitores no grupo português de discussão da revista no Facebook.
Participe também.

 

 A chuva e a neblina não estão entre os fenómenos mais apreciados entre os fotógrafos de natureza, mas a Serra da Lousã tem o condão de inverter a ordem natural das coisas. Num dia em que esta região florestal do Centro do país parecia uma floresta das trevas, um veado-vermelho saiu ao caminho do fotografo. "Foi uma aparição fugaz, mas suficiente para captar este registo", conta Armindo Ferreira.

 

Numa manhã de Novembro, tudo parecia conspirar contra a fotografia, nos tons cinzentos do céu e na chuva que caía. O fotógrafo foi brindado por este Colhereiro, que o sobrevoou "em forma de anjo,com as asas abertas", nas Marinhas de Aveiro, um espaço natural que testemunha a importância da safra de sal na região. "Foi uma visão única e inesquecível.

 

Em Pitões, a mais alta povoação barrosã e ainda no interior do Parque Natural da Peneda-Gerês, o autor procurava carnívoros nocturnos.
"Com algumas horas de sol, um breve reconhecimento do local, a montagem do set e apenas duas noites disponíveis, teria de ser rápido em todo o processo", conta. Dando conta talvez da urgência, esta gineta surgiu logo na primeira noite num dos húmidos bosques locais.
Fotografia de Jorge Costa

 

No Parque Natural dos Picos da Europa, em Espanha, grandes paredes naturais de calcário delimitam o profundo desfiladeiro do rio Cares, separando o maciço central. 
"A paisagem merece toda a contemplação que lhe é devida, pois reflecte o espaço natural que precisamos, mais do que nunca, preservar", refere o autor.
Fotografia de José Filipe Baptista

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar