Terry Martin modelou a sua primeira prancha de surf aos 14 anos. Nos 60 anos seguintes, fez dezenas de milhares, integrando a elite dos artesãos conhecidos como shapers – a revista “Surfing Magazine” reconheceu apenas 720 nos últimos 100 anos.

Desde a morte de Martin em 2012, o filho Josh, no canto inferior direito, continuou a tradição. Os shapers modernos produzem pranchas de surf com materiais modernos, como espuma de poliuretano ou madeira de balsa e sequóia, como a usada na prancha que se vê na imagem. Josh modela pranchas para surfistas de classe mundial, usando as ferramentas que ele e o pai partilhavam.

1. Plaina eléctrica

É a principal ferramenta.
A plaina cria a silhueta pontiaguda da prancha e a curva, que torna o nariz e a cauda um pouco mais altos do que a região central.

2. Molde 

Padrão de madeira que preserva o design de uma prancha personalizada ou o de uma quilha para que o shaper a possa produzir de novo. 

3. Paquímetros 

Para medir a espessura das pranchas e as quilhas colocadas na área de baixo da prancha. 

4. Bloco de lixa 

Terry Martin alisou tantas pranchas de surf com esta ferramenta que os seus dedos ficaram marcados no cabo de madeira de balsa.

5. Ferramenta Surform 

Aka, ferramenta de formação de superfície, parece um ralador. Serve para desbastar madeira ou espuma. 

6. Bancada de trabalho, resina 

As pranchas são revestidas com resina à prova de água. A madeira da bancada pode ficar manchada com gotas, como as desta resina colorida de uma prancha personalizada.

7. Embalagem de ketchup

Josh Martin diz que é ideal “para esguichar cola na madeira, como se faz com os cachorros-quentes”.

8. Lixadora eléctrica 

Suaviza e alisa rapidamente grandes áreas em pranchas mais longas.

9. Molde de contornos

Os recortes guardam a forma no ponto médio da borda da prancha, como uma referência para criar a próxima prancha.

10. Esquadro do shaper

Marca a largura da placa e os pontos de posicionamento da quilha para assegurar que as metades da prancha são simétricas.

11. Espátulas

Para misturar e aplicar epoxy, pigmentos e colas.

12. Plaina 

Molda as tábuas de madei-ra e raspa a stringer (a faixa de madeira no centro da prancha) para que ela fique ao nível da superfície.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar