Este artigo faz parte da Edição Especial Corpo Humano que já se encontra nas Bancas.

Visto ao microscópio, o sangue mostra que não é um simples líquido vermelho, mas muito mais do que isso.

No interior de qualquer uma das «tubagens» do corpo (artérias e veias), pode-se encontrar uma grande quantidade de elementos diferentes.

Características do sangue

O sangue é um líquido espesso de cor vermelha. O volume de sangue que um indivíduo possui varia em função da sua idade e da sua constituição física. Nos adultos, é cerca de cinco litros. O sangue oxigenado das artérias tem uma cor vermelha brilhante, enquanto o das veias tem um tom mais escuro devido à presença de CO2. As diversas funções do sangue são: distribuir oxigénio e nutrientes a todas as células do corpo, recolher produtos residuais como o CO2 e a ureia para serem eliminados, reparar feridas mediante a coagulação, vigiar e eliminar bactérias e vírus, transportar as hormonas para os órgãos a que se destinam e controlar a temperatura corporal.

120 dias é o tempo médio de vida de um glóbulo vermelho.
Durante este período, realiza mais de 172.000 viagens por todo o corpo.

Composição do sangue

O sangue é formado por um componente líquido, que se chama plasma, e um componente celular. O plasma tem uma cor amarelada e é constituído principalmente por água (92%), onde estão dissolvidos numerosos elementos: proteínas (8%), nutrientes, hormonas, sais minerais (sobretudo potássio e cloro), CO2 e ureia, entre outros. O componente celular do sangue é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos ocupam mais de 44% do volume, o plasma 55%, e os leucócitos e as plaquetas não chegam a 1%.

1. Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos

Contêm hemoglobina, uma proteína que lhes confere a cor vermelha e encarregam-se de transportar oxigénio unido a um átomo de ferro.

2. Plaquetas

Circulam pelas veias e pelas artérias, contribuindo para a coagulação do sangue caso seja necessário.

3. Plasma

Mais de metade do sangue é formado por esta mistura de água, proteínas e sais minerais. Contém ainda nutrientes, hormonas e produtos residuais.

4. Glóbulos brancos ou leucócitos

Células que «patrulham» o sistema circulatório e cuja principal missão é combater as infecções.

sangue

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.

Pesquisar