Armazenamos a informação no cérebro, mas há muitas maneiras de a gerir. O caso do autodidacta indiano Srinivasa Ramanujan continua a intrigar-nos.

Moçárabe e governador, D. Sesnando defendeu Coimbra medieval com uma linha de castelos.  A história da reconquista cristã e da fundação da nacionalidade foi aqui escrita na pedra.

O Grand Tour - No século XVIII, um percurso pela Europa – com Itália como destino prioritário – constituía uma viagem essencial ao coração da história através do património cultural e artístico.

Esposa de Filipe da Macedónia e mãe de Alexandre, Olímpia brilhou com luz própria num mundo turbulento. Famosa pela sua beleza e crueldade, a sua lenda acompanhou a do seu filho.

O historiador João Paulo Oliveira e Costa, da Universidade Nova de Lisboa, evoca a transformação do imaginário europeu a partir do século XV e do início da expansão portuguesa. O mundo não voltaria a ser igual depois de as primeiras caravelas sulcarem os mares do Atlântico e derrubarem mitos persistentes. O primeiro impulso dos Descobrimentos foi inequivocamente para leste e para o Índico.

São esquivas e inteligentes. Vigiam os humanos, mas raramente se deixam ver. É na protecção proporcionada pela escuridão da noite que as lontras vivem. E prosperam.

O Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, é herdeiro legítimo da barragem do Alqueva. Aqui juntam-se fauna bravia, montado, espécies raras e sonhos ousados. Com uma piscadela de olhos ao mítico lince.

A arte de escrever em código apareceu com a própria escrita. Embora os egípcios e os mesopotâmios já fizessem uso de métodos de codificação, os primeiros que os aplicaram em pleno foram os gregos e os romanos, em cujas sociedades bélicas comunicar em segredo era um elemento-chave para o êxito militar. Com eles apareceu um novo tipo de guerra: a travada entre os guardiões do segredo, os criptógrafos, e os que pretendem desvendá-lo, os cripto-analistas.

Cabo Canaveral, dia 28 de Janeiro de 1986. Milhões de telespectadores em todo o mundo estavam colados aos televisores para assistir à descolagem do vaivém espacial Challenger. Mas algo correu mal: 73 segundos depois, o space shuttle explodiu e desintegrou-se em milhares de pedaços que caíram nas águas do Atlântico. Morreram os seis tripulantes e o mundo ficou chocado.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.