Está interessado em fazer um teste de Rorschach cósmico? Incline a cabeça para o lado. Se vê um par de olhos brilhantes na obscuridade do espaço, está a ver o mesmo que uma equipa de astrónomos identificou em 2016: uma formação rara criada pela fricção de duas galáxias espirais.

Os navios de guerra usam sonares para detectar alvos e confundir sonares inimigos. Os morcegos-de-cauda-livre mexicanos conseguem-no apenas com as suas cordas vocais.

Imagine uma comunidade composta por cinco dezenas de indivíduos dos quais apenas dois têm relações sexuais. Isto resume, no essencial, o sistema cooperativo de reprodução dos grupos de suricatas, em que um macho e uma fêmea monopolizam o acasalamento e as crias.

Em 2010, Dominique Denmarville, especialista da casa de champanhe Veuve Clicquot, recebeu um telefonema que tomou como uma graça: nos destroços de um naufrágio no fundo do mar Báltico, tinham sido encontradas 168 garrafas do que será o champanhe mais antigo do mundo.

As redes sociais são uma fonte infinita de comida com desenhos de espuma de cappuccino ou grandes hambúrgueres encenados para abrir o apetite.  

O Mosteiro de Alcobaça foi idealizado como um templo religioso fiel aos preceitos da Ordem de Cister: austero, monumental, grandioso e despido de qualquer decoração ou figuração. Nenhum local oferece essa sensação de forma mais completa do que a nave central, quase desprovida de luz.

Os turistas encontraram um cenário surpreendentemente cinzento na ponta ocidental da camada de gelo e neve que cobre cerca de 80% da Gronelândia.

Os pescadores de lulas durante o dia e os “caçadores” de serpentes à noite são responsáveis pela captura anual de mais de 80 toneladas de serpentes-marinhas venenosas.

Ao contrário do que se poderia imaginar, raramente os antigos romanos usufruíam de faustosas refeições. Mas havia um prato favorito, que tinha lugar reservado quer na mesa dos ricos quer na dos pobres: a costeleta de porco.

Descubra uma nova visão do mundo!

Assine a National Geographic.